O Direitista

Lula quer lançar Haddad no governo de SP e apoiar Kalil em MG e Freixo no RJ

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está articulando as suas alianças em alguns estados-chave para as eleições de 2022: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O petista estaria interessado em lançar Fernando Haddad como candidato ao governo de São Paulo, e apoiar a candidatura de Alexandre Kalil em Minas Gerais e Marcelo Freixo no Rio de Janeiro, de acordo com informações do jornalista Kennedy Alencar.

Lula enxerga Haddad como uma peça curinga no Partido dos Trabalhadores. A ideia inicial é de que ele se candidate ao governo de SP, mas caso ocorra uma reviravolta, ele assumiria a posição de Lula e se candidataria para a presidência. Existe ainda a possibilidade de que o ex-prefeito da capital paulista seja nomeado ministro da Fazenda ou da Casa Civil, caso o ex-presidente vença as eleições.

Já o apoio à Kalil está sendo orquestrado junto ao presidente do PSD, partido do prefeito de Belo Horizonte, Gilberto Kassab. Dessa forma, o PSD abandonaria a base aliada de Bolsonaro e adotaria uma postura “neutra”. O governador de Minas, Romeu Zema, no entanto, deve tentar a reeleição com o apoio de Bolsonaro.

No Rio, as tentativas de apoiar Freixo estão avançando. Ele deve trocar o PSOL pelo PSB, com a possibilidade de acontecer uma fusão entre o PSB e o Pc do B, criando o “Socialistas”. Freixo ainda pretende contar, além do apoio de Lula, com o endosso do prefeito do Rio, Eduardo Paes e Rodrigo Maia, ex-presidente da câmara – ambos com pretensão de se filiar ao PSD.

O Direitista

Ver Comentários

Publicado por
O Direitista

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!