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Como contar com a tecnologia na estratégia de comunicação em campanhas eleitorais

Santinhos, adesivos e outros materiais são importantes no processo de disputa eleitoral, embora bastante comuns. Mas, na era digital, a estratégia de marketing político ganha ainda mais força. Confira alguns materiais que vão fazer a diferença!

O que não pode faltar em uma estratégia de disputa eleitoral são os materiais para a campanha. Eles são fundamentais para as ações em busca da vitória do candidato, independentemente do cargo.

Produzir as peças que vão chamar a atenção do público e evidenciar os principais pontos de identificação do candidato não é tão simples. Afinal, os eleitores de hoje estão cada vez mais atentos aos mínimos detalhes.

Assim sendo, é importante desenvolver o plano de marketing para divulgar o candidato por meio de materiais impressos e on-line. Veja quais chamam mais atenção dos eleitores deste século!

Materiais para campanha política na era digital

Cartão de visita, folders, santinhos e até plotagem de carro são estratégias que fazem parte do marketing de campanha política. Mas, na era digital, os candidatos podem ir além e estar presente onde seu público está.

Além disso, usando as estratégias certas, cada candidato pode transmitir sua imagem real, bem como as suas reais intenções. Existem muitas ferramentas para usar no universo on-line, já que este viabiliza novos métodos de persuasão.

Sem contar que são muitos os formatos de mídias de divulgação e os mais espertos as utilizam mesmo antes do período eleitoral, se tornando conhecido da população. Assim, transmitir seus pontos de vista, ideais e projetos, se mostrar como político, mas também como cidadão.

Conheça algumas estratégias digitais que contribuem com a campanha política!

Website

Os candidatos precisam estar onde seus eleitores estão. Então, nada melhor para o candidato do que investir em um site pessoal.

Neste, é possível apresentar a história de vida, storytelling, e mostrar todos os pontos mais importantes. Além disso, compartilhar documentos e até fazer transmissões de vídeos, seja de conteúdos já prontos ou que o próprio candidato gravar.

Para isso, basta contar softwares que otimizam o trabalho, como o UniConverter, que permite fazer a conversão de formatos de arquivos, incluindo vídeos e imagens. Assim, é possível anexá-los ao site e compartilhar com o público.

O programa possui interface intuitiva, tornando fácil o seu uso, inclusive por quem está começando com um site e quer compartilhar arquivos. Não é à toa que o UniConverter está entre os principais editores e conversores de vídeo, sendo uma ótima ferramenta para melhorar os materiais, entregando assim, conteúdos de qualidade aos usuários do site.

Mas, para manter melhor a navegabilidade aos usuários do site, é importante cuidar de todo o layout. A página deve ser bem estruturada e oferecer conteúdos relevantes para que as pessoas possam sanar dúvidas e conhecer melhor o candidato.

Entre as categorias, contar a trajetória e projetos para o futuro, tanto pessoal quanto como se for eleito. É importante que as pessoas conheçam o lado cidadão do candidato e não apenas como político. 

Blog

Escrever textos para compartilhar com as pessoas seus pontos de vista, tirar dúvidas, divulgar projetos e conquistas, além de muitas outras informações é uma estratégia de sucesso. Saiba que as pessoas estão curiosas em saber como os seus candidatos pensam, o que esperam e o que sabem.

Os cidadãos estão cada vez mais em busca de eleger políticos preparados para exercer o cargo. Mas, para isso, querem avaliá-los antes de darem seus votos. 

Portanto, o blog pode ser aproveitado para escrever sobre assuntos realmente relevantes, alinhados com a opinião e ideias do candidato com as dos eleitores. Mostrar que antes de ser um político, o candidato é um cidadão. Isso conquista os eleitores.

Redes sociais

As redes sociais são tendências para o marketing digital e os políticos estão cada vez mais fazendo uso delas. Mas, é preciso ter um planejamento sobre os conteúdos que irá postar no Instagram, Facebook, Twitter ou outros.

Por meio das redes sociais, os políticos podem fazer parte da vida dos eleitores, interagindo com eles, sanando dúvidas, levando conhecimento e sua opinião. É uma forma eficaz de conquistá-los.

E-mail marketing

Usada com sabedoria, esta é uma ferramenta bastante eficiente para a campanha política, que pode ser divulgada muito antes do período eleitoral. Afinal, é muito importante ser um candidato que não surge do nada, mas sim se fazer conhecido muito antes de sair pedindo votos.

O e-mail marketing é uma das ferramentas que mais conecta candidatos ao eleitorado, já que cria um canal direto. Mas, para não usá-la de forma equivocada, é preciso se atentar a linguagem, oferecer a opção de descadastro e não comprar listas prontas.

Lembre-se de que o cidadão de hoje está mais atento, inclusive às práticas antiética e ilegais.

A tecnologia se tornou grande aliada na estratégia de comunicação em campanhas eleitorais. Os candidatos só precisam se atentar a alguns cuidados e ter um bom planejamento antes de investir nos meios digitais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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