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Como fazer a melhor campanha investindo no marketing político

O mundo digital trouxe uma revolução na forma de fazer campanhas eleitorais. Veja como o marketing político pode ajudar na sua campanha!

Antes os candidatos contavam com comícios, horários reservados para a sua campanha na televisão, outdoors e outros recursos para suas campanhas eleitorais. Atualmente este cenário mudou, afinal, a era digital trouxe outras ferramentas.

Os candidatos de hoje podem fazer as suas campanhas antes do período de eleições e isso traz muitas vantagens. Afinal, por meio da presença digital, eles podem estar mais próximos de seu público alvo, mantendo assim, um relacionamento mais duradouro. Entenda!

Candidatos e partidos se reinventam na era digital

Com o mundo cada vez mais conectado, onde a internet está ao alcance da maior parte da população, investir em marketing político traz grandes vantagens a candidatos e partidos. Afinal, essa é uma estratégia que visa oferecer uma percepção positiva e contribuir com o relacionamento com os eleitores.

Por meio do marketing político até mesmo um cidadão comum pode se tornar conhecido em diversas comunidades. Esse é um meio pelo qual ele se aproxima das pessoas de forma natural, preparando o terreno para o período das eleições.

Utilizando as ferramentas certas, é possível interagir com o público alvo, se posicionando neste nicho que é bastante competitivo. O candidato consegue responder dúvidas, apresentar ideias, trabalhos realizados, bem como construir a sua imagem como político, se apresentando como uma pessoa comum. 

Assim como o mundo todo está se reinventando, os políticos também precisam buscar formas de inovar. E a internet é a chave para que ele se mostre mais participativo e consciente, indo além da imagem de um político, mas de uma pessoa que quer ajudar a comunidade em que vive.

Mas, para isso, é preciso saber investir em ações de marketing e o meio digital tem tudo o que os candidatos buscam. Hoje é possível contar com um blog pessoal para compartilhar suas ideias, assim como também investir no marketing de vídeo.

Este último vem se tornando cada vez mais poderoso, uma vez que as pessoas se interessam mais por conteúdos em vídeo. Saiba mais!

Marketing político: como os conteúdos de vídeos podem ajudar na campanha política?

Imagem Freepik | Filmora

Se bem utilizadas, as redes sociais oferecem grandes vantagens aos candidatos e futuros candidatos. Seja por meio do YouTube, Facebook ou Instagram, elas trazem forte apelo político, já que também é uma forma de autopromoção. 

De acordo com uma pesquisa, as pessoas preferem usufruir informações por meio de vídeos, inclusive sobre produtos e serviços. O levantamento ainda mostra que as pessoas chegam a assistir mais de 15h de vídeo on-line, em média, por semana. 

Além disso, a mensagem enviada por meio de um vídeo pode ser compartilhada, curtida e comentada por milhares de pessoas. Assim, o candidato pode conquistar o público alvo e muitos seguidores, mesmo muito antes do período eleitoral.

Mas, para isso, não basta ter uma câmera e gravar conteúdos aleatórios. É preciso planejamento de conteúdo para engajar o público e atingir o objetivo. 

Independentemente do canal escolhido, o conteúdo deve ser atrativo, interessante e não muito formal. Com isso, o candidato conseguirá alcançar mais pessoas e conquistar seguidores. 

Além disso, investir no material audiovisual é muito importante, ou seja, em imagem e som limpos, vídeos curtos e edição. Mesmo que o candidato não saiba nada sobre edição de vídeos, ele pode contar com editores de vídeos grátis, como o Wondershare Filmora.

Simples de usar, oferece uma interface intuitiva e muitas configurações que deixam a edição mais fácil e profissional. Sem contar que permite editar o vídeo, deixando-o no formato certo para as redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Com o Wondershare Filmora os próprios candidatos podem realizar a edição de seus vídeos, realizando cortes, adicionando efeitos e exportando no formato que desejar. E se precisar, pode contar com um tutorial fácil de usar, disponível no site.

Como as redes sociais contribuem com as campanhas políticas

É nas redes sociais que as pessoas se reúnem para debater vários assuntos e sobre política é um deles. Portanto, investir nelas em campanhas de marketing político é fundamental.

Veja abaixo as vantagens das principais redes sociais para a sua campanha!

  1. Facebook

Oferece diferentes interações, como publicação de fotos, vídeos e textos, em que o público pode deixar comentários e o candidato responder de forma imediata. Oferece a possibilidade de vídeos ao vivo, o que ajuda na interação com o público.

  1. Instagram

Um aplicativo versátil e que traz a opção de publicação de conteúdos em fotos e vídeos. Além disso, oferece um formato bastante engajador, que é o Stories.

  1. LinkedIn

Conhecido por oferecer conexão mais profissional, a rede social ajuda no alcance do público alvo. Neste espaço o candidato pode interagir mais com as pessoas que querem saber mais sobre as propostas políticas. 

  1. Twitter

Possibilita grande alcance do público alvo, já que os candidatos podem realizar várias publicações, que são curtas e objetivas. 

Lembre-se de que, para uma boa estratégia de marketing político, é preciso conhecer as plataformas de divulgação, definir ações e monitorar os resultados. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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