Precisa de um editor de vídeo grátis para remover fundo? Conheça o CapCut! - The Política
The Política

Precisa de um editor de vídeo grátis para remover fundo? Conheça o CapCut!

Nem sempre uma gravação sai da maneira como gostaríamos, então é interessante conhecer algumas ferramentas de edição de vídeo. Uma das mais versáteis é a remoção de backgrounds.

Dentre as soluções mais acessíveis para trazer variedade aos seus vídeos sem aumento de custo está a mudança de backgrounds. “Background” nada mais é do que o fundo de um vídeo, o cenário que aparece atrás da pessoa diante da câmera. Para alterá-lo, existem algumas alternativas simples.

A primeira delas é o uso de uma tela verde, a qual pode ser substituída durante a fase de edição. Isso, porém, requer investimento na aquisição da tela física. Felizmente, esse custo pode ser eliminado com a remoção de background durante a fase de edição, ao mesmo tempo em que faz a substituição.

O programa sobre o qual vamos falar hoje, o CapCut Online, remove fundo de vídeos de maneira automática, utilizando inteligências artificiais que reconhecem o background e o eliminam. Abaixo nós vamos explicar o que o programa faz e em seguida mostrar como você pode utilizá-lo gratuitamente.

Quais são as vantagens de remover fundo de vídeos?

A principal vantagem da remoção de fundo em vídeos é aquela mencionada na introdução desse texto: a capacidade de agregar valor às mídias sem gastar por isso. Isso permite que produtores de conteúdo gravem vídeos de qualquer lugar, levando em conta que o fundo será eliminado posteriormente.

Isso vale também para as situações em que o fundo original pode distrair quem está assistindo o vídeo, o que é negativo quando gravamos materiais para processos seletivos, por exemplo. Com a remoção desse elemento, o vídeo adquire um ar mais profissional e que chama a atenção de recrutadores.

Embora as vantagens acima se foquem na publicação e envio de vídeos por motivos profissionais, a remoção de fundo é útil também para vídeos pessoais, de viagens e momentos com família e amigos. Com isso, você pode se focar nas experiências, sem a preocupação de que os vídeos fiquem perfeitos. 

Do que se trata o programa CapCut Online?

O CapCut Online é o programa para remoção de fundo que vamos usar nesse tutorial. Trata-se de um conjunto de ferramentas de edição de vídeo online que podem ser usadas gratuitamente. É necessário criar uma conta para editar mídias e salvar rascunhos de projetos, mas isso não requer pagamentos. 

Embora a ferramenta de remoção de background seja a que estamos procurando aqui, o CapCut Online vai muito além, trazendo diversas soluções para edição de vídeos e imagens. O corte de mídias e o redimensionamento delas estão entre as funcionalidades mais interessantes encontradas no site.

Além disso, existem ferramentas de adição de legenda (manual ou automaticamente) e transformação de texto em narração. Assim como a ferramenta de remoção de background, essas duas utilizam inteligências artificiais capazes de detectar sons de vozes ou música, conforme as suas necessidades.

Como remover fundo de vídeo com o CapCut Online?

Crie uma conta no CapCut

Antes de começar a usar o CapCut Online, é necessário criar uma conta. Para isso, tudo o que você precisa é de um e-mail válido. Assim que fizer o cadastro, um e-mail será enviado para que faça a confirmação, o que automaticamente valida sua conta. A partir disso, você já pode começar a editar.

Caso prefira, o editor de vídeo também permite que a criação da conta seja facilitada com a conexão a uma plataforma onde já possui cadastro. Os sites permitidos aqui são o Google, o Facebook e o TikTok. Basta clicar em “conectar com” e aguardar para que o CapCut valide a sua conta na plataforma.

Crie um novo vídeo

Na janela inicial do CapCut Online, você verá as opções “criar novo vídeo”, “criar nova imagem”, “rascunhos recentes” e outros. O que estamos buscando aqui está sob “criar um novo vídeo”. Caso já tenha um projeto inacabado, basta selecioná-lo um pouco mais abaixo, nos “rascunhos recentes”.

O CapCut Online abrirá uma nova janela, onde as edições são realizadas de fato. Você deverá clicar no botão maior, onde está escrito “clique para carregar”. É possível também arrastar o vídeo (ou outro tipo de mídia) que deseja editar. Isso desbloqueará a função de remoção de fundo do vídeo enviado.

Selecione a ferramenta de remoção de fundo

Assim que o vídeo que enviou for aberto na linha do tempo (o projeto no centro da janela), uma coluna será exibida do lado direito. Nela, existirão as opções “básico”, “plano de fundo”, “ferramentas inteligentes”, “áudio”, “animação” e “velocidade”. Você deverá clicar em “ferramentas inteligentes”.

Em seguida, selecione “remover plano de fundo” e marque a caixinha de “remoção automática”. O CapCut Online então começará a tirar fundo de vídeo, o que leva entre alguns segundos e poucos minutos, de acordo com o tamanho e duração do arquivo que foi enviado. Aguarde isso ser concluído.

Veja uma prévia dos resultados e mude o fundo

Quando o CapCut Online finalizar a remoção do plano de fundo, o vídeo no centro da tela já mostrará os resultados. Basta clicar no botão de “play” e ver como tudo ficou. De maneira padronizada, o novo fundo será preto, mas você pode modificá-lo para a cor que quiser, de acordo com os seus objetivos.

A mudança do fundo é feita a partir da opção “plano de fundo”, na mesma coluna do lado direito onde encontrou a opção de remover o background. Você poderá alterar a cor do fundo, desfocá-lo ou selecionar uma das opções de papéis de parede disponíveis na própria ferramenta do CapCut Online.

Exporte o vídeo

Feitas as alterações, a última etapa é o salvamento. No canto superior direito da janela você verá o botão com a opção “exportar”. Clique nele e selecione se deseja baixar o vídeo no computador ou publicá-lo nas redes. Em seguida, basta escolher a resolução e o formato do vídeo. E é só isso!

Com a utilização do CapCut Online, remover fundo de imagens deixa de ser uma tarefa complexa e se torna apenas outra etapa que pode ser concluída com poucos cliques. Em conjunto com outras ferramentas do programa, seus vídeos adquirem uma aparência profissional sem dificuldades.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments