Tecnologia torna as políticas públicas mais eficientes - The Política
The Política

Tecnologia torna as políticas públicas mais eficientes

Ferramentas tecnológicas podem ser usadas para gerir ações e programas governamentais. Veja como a tecnologia torna as políticas públicas mais eficientes!

Além de tornar o governo mais transparente, o avanço tecnológico torna a gestão pública mais eficiente. Hoje, os estados e municípios possuem portais de transparência, assim, divulgam em que os recursos públicos foram aplicados.

Considerando que os governantes precisam atender as demandas dos serviços de saúde, segurança e educação, a gestão pública de forma eficiente se tornou uma ferramenta importante para a geração de mais qualidade de vida à comunidade. Com isso, a tecnologia possui um papel imprescindível, possibilitando que as atividades governamentais estejam mais acessíveis e próximas da população.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão pública eficiente?

É fato que a transformação digital contribuiu muito com a economia global, especialmente se considerar as empresas do setor privado. Com isso, os governos no mundo todo estão encarando o desafio de aplicar as melhores práticas de inovações tecnológicas.

De acordo com uma publicação do Enap, poucas pessoas estavam trabalhando para os órgãos do governo na área de desenvolvimento de tecnologias, como aponta o cofundador e CEO da OS City, Chuy Cepeda. 

Mas este é um cenário que está mudando, já que a Inteligência Artificial (AI) vem avançando em ritmo acelerado. Entre os maiores desafios estão as compras governamentais, que devem ser transparentes, já que envolvem o gasto público. Assim, a tecnologia se torna uma aliada.

Boas práticas da gestão pública podem ser eficientes no país

Para uma gestão eficiente, é preciso alcançar resultados positivos por meio de esforço e custo reduzido. Entre as possibilidades está o fato de aperfeiçoar os serviços com a finalidade de ampliá-los, de forma a gastar o mínimo possível.

A tecnologia permite atingir este objetivo, já que reduz o tempo de atividades, operações e resultados. Mas, para isso é importante investir no melhor gerenciamento de serviços, a exemplo, no transporte escolar e nas áreas de saúde. 

Entre os exemplos de que a tecnologia agiliza processos, está o fato de permitir a assinatura de documentos por meio digital, o que contribui com a entrega de informações dentro do prazo estabelecido aos órgãos responsáveis. Assim, o orçamento público passa a ser aplicado com agilidade e de forma mais organizada.

Ou seja, a tecnologia é uma aliada ao princípio da eficiência, presente no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Afinal, quando se trata de uma administração pública eficiente, significa que o gestor público precisa focar em uma gestão econômica, transparente, efetiva e moral, cumprindo as metas estabelecidas.

Isso vem reforçar que a tecnologia é um fator fundamental para otimizar gastos e tornar mais eficiente a administração pública, atentando-se às demandas da sociedade. Além disso, compartilhar documentos com o público para mostrar que determinada obra está sendo ou será realizada, acordos e outros assuntos úteis, mantendo a transparência com a comunidade. 

Para isso, existem softwares que otimizam o trabalho, como o Wondershare PDFelement, que permite criar documentos, editar e outras funções. Assim, é possível digitalizar e converter documentos para anexá-los ao site e compartilhar com o público.

Com o PDFelement é fácil acessar PDFs no computador, bem como organizar os documentos que serão compartilhados. Com isso, manter a gestão das informações sempre bem organizada e acessível a todos.

Tecnologia contribui para facilitar a vida do cidadão

Imagem: Freepik | PDFelement

O poder público no Brasil já vem exercendo boas práticas, como o uso de programas que permite fazer a assinatura digital, como mencionamos acima. Ao investir nesta solução, é importante contar com o apoio de uma empresa que proporcione o uso simples, tornando esta solução fácil para todos os envolvidos.

A Wondershare PDFelement oferece um software específico para esta tarefa. Com ela também é possível aproveitar outros benefícios, como o gerenciamento e edição de documentos.

Outras facilidades que a tecnologia trouxe e que visam contribuir com os cidadãos é o sistema de inscrição para que possam participar de processos seletivos, como o adotado pelo estado do Mato Grosso do Sul. Além de facilitar no processo de inscrição, a tecnologia também oferece maior transparência aos candidatos, já que podem receber dados relacionados a todo o processo de seleção. 

Isso mostra que a gestão pública está cada vez mais eficiente e se tornando mais forte no Brasil. Portanto, o avanço tecnológico pode ser visto como um parceiro em tudo o que envolve as demandas da população.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments